Menopausa Precoce

Como eu não era muito antenada no meu corpo, infelizmente, eu não sabia identificar os sinais daquilo que estava acontecendo comigo. A menopausa precoce. Eu já estava com 40 anos e tinha sensações que não conseguia explicar. Minhas noites de sono já não eram as mesmas, e sentia que por mais que eu dormisse muitas horas, não conseguia descansar. Sensações térmicas também me ocorriam, e eu não entendia o que era.

menopausa precocePrimeiramente como é duro não saber direito das coisas. E olha que hoje é tão fácil conseguirmos informações. Existem tantos blogs, sites, páginas de médicos onde podemos buscar conhecimento, e não fazemos. Para ajudar, eu não era o tipo de mulher que fazia todos os exames preventivos, e muito menos consultas regularmente. Concorda comigo que é muito difícil achar um bom atendimento médico hoje?

Entretanto sempre aparece uma pessoa iluminada na nossa vida, que nos presta enormes favores. Foi o que aconteceu comigo. Quando minha amiga Sônia, parceira de muitos anos, começou a desconfiar que eu estava sofrendo com a menopausa precoce. Logo me alertou sobre o que poderia ser feito. Como eu não entendia muito disso na época, pode ser que talvez você também não entenda. Assim eu vou te contar tudo que sei a respeito da menopausa precoce, inclusive um segredinho lá no final.

Menopausa precoce

Existe uma confusão muito grande logo na definição do que é a menopausa, agora imagina quando se fala o termo precoce. Precisamos primeiro entender alguns poucos detalhes para que tudo isso faça sentido. Vamos dividir essa situação em 3 períodos: antes de acontecer, quando acontece e depois que acontece.

Nós mulheres temos uma quantidade finita de folículos ovarianos. Eles ficam armazenados no nosso ovário, e quando menstruamos acabamos os expelindo, em um processo natural que se chama ovular. O número deles é finito, e quando nascemos já temos uma quantidade pré-determinada. O resultado disso é que nós não menstruamos para o resto da vida. Quando esses folículos acabam, paramos de ovular.

remedio-natural-para-menopausa

Contudo lembra das 3 fases que eu mencionei? A primeira, que é antes de acontecer a menopausa, é quando nosso corpo já está se esgotando dessa capacidade. É como se a nossa fábrica realmente estivesse fechando. E é exatamente nesse momento que muitas de nós acabam se enganando, acreditando que estão passando pela menopausa. Mas não é isso, ela é a segunda fase, quando de fato não menstruamos mais. E a terceira já vem logo após, e é todo o período após a última menstruação.

Agora você deve estar se perguntando aonde que entre a parte precoce nisso, certo? É quando a segunda fase surge muito cedo. Normalmente a produção se encerro próximo dos 45 anos. Entretanto, como foi o meu caso, logo nos 40 eu já sofria, e por achar que só me aconteceria tudo isso bem mais tarde, não entendia o que estava acontecendo.

Sintomas da menopausa precoce

O primeiro sintoma que eu senti foi a dificuldade para dormir. Nossa como ficaram complicadas as minhas noites, e até o meu marido começou a sofrer com isso. Uma inquietação me tomava conta, nenhuma posição estava boa, e eu achava que era uma simples insônia provocada pela rotina exaustiva. Fora acordar no meio da noite toda suada, mesmo em noites de pouco calor.

Abaixo eu vou colocar uma lista com os principais sintomas da menopausa precoce, mas isso não quer dizer que eu passei por todos eles não. Assim também não significa que você vai enfrentar todos eles. É claro, pode ocorrer com qualquer mulher de passar por todos eles.

Importante! Esse meu artigo é apenas informativo, e expõe a minha opinião pessoal e vivência sobre isso. A ideia não é indicar nenhum tratamento, nem mesmo fazer nenhum diagnóstico. O correto é procurar ajuda especializada, para fazer exames e acompanhamentos apropriados.

  • Menor fertilidade. Antes da menopausa, os ciclos menstruais ficam descontrolados. Aliás, eles sempre foram pra mim, mas nesse período os intervalos eram bem maiores. Como a quantidade de óvulos vai diminuindo, a nossa tendência é ficar cada vez mais infértil. E isso pode ser um problema enorme para casais que pretendem iniciar uma família.
  • Secura vaginal. Esse foi tão inesperado para mim quanto para você. Quando me consultei sobre isso, o médico apontou que as mudanças hormonais que estavam ocorrendo estavam ocasionando essa secura. O grande problema é que as suas relações sexuais não são mais as mesmas, pois ficava muito desconfortável.
  • Ondas de calor. Esse é o mais comum e incômodo dos sintomas da menopausa. Nem preciso entrar em detalhes não é mesmo? Provavelmente isso quem lhe trouxe até aqui. O duro é que podemos tomar o banho gelado que for, não resolve! A solução mesmo é só com tratamento, pode ser até mesmo natural. Eu faço um muito bom.
  • Excessos de suor durante o sono. Como comentei no início, por várias noites acordava encharcada. Tudo culpa dos hormônios bagunçados. Juntando o suor, o calor, nem preciso dizer que as dificuldades para dormir eram gigantescas.
  • Mudanças no humor. Eu particularmente não sofri com isso, pois sempre procurei levar uma vida leve, calma e feliz. Entretanto muitas pessoas, principalmente os maridos insensíveis, se queixam que suas esposam mudaram o humor após a menopausa.
  • Ganho de peso. Pra nós mulheres engorda já é fácil, depois da menopausa então nem me fale. Se descuidar a situação sai fora de controle.

Idade média

A idade da menopausa costuma ser entre os 45 anos, podendo variar bastante de pessoa para pessoa, claro, não somo todas iguais. Porém as maiores incidências dos casos se dão nessa faixa etária. Isso reforça a ideia de que não existe uma idade exata para isso. Um grande problema que acontece por conta disso, é o estresse que muitas de nós já começamos a sentir, quando estamos chegando no quarenta e cinto anos.

Como essa é a média de idade, existem muitas mulheres que já começam a ficar ansiosas por acharem que já estão entrando na menopausa. Assim elas já começam a se autos sabotar se prejudicando antes da hora. Muitas vezes alguns dos sintomas nem são reais. A pessoa tem um pensamento tão forte achando que já está na menopausa, que acaba fantasiando os sintomas.

É por isso, e também por outras, que se deve intensificar os exames de rotinas e consultas preventivas após os 40. Essa fase é muito delicada e começamos a ficar mais vulneráveis se não nos cuidarmos.

Climatério precoce

O climatério é o período que antecede a menopausa, seria o primeiro período que eu expliquei anteriormente. Assim, quando você começa a sentir aqueles sintomas que eu listei, significa que já está no climatério, e em média, dentro de 5 anos terá a menopausa. Mas em algumas pessoas ele se inicia mais cedo, e perdura por um período um pouco maior também.

menopausa-precoce-sintomas

 

Como prevenir menopausa precoce

Eu sempre gosto de falar que a prevenção é para tudo o melhor remédio. É inegociável com a natureza que precisamos passar por essas fases, então não tem de fato como prevenir a menopausa precoce. Entretanto o que podemos fazer é cuidar muito bem da nossa saúde, para que alguns sintomas, ou complicações não aparecem. Vou dar um exemplo.

Sabemos que o ganho de peso costuma aumentar nessa fase, então podemos cuidar um pouco melhor da nossa alimentação, para aliviar isso. Além de dietas balanceadas, e utilizar alguns suplementos, podemos também praticar atividade física regularmente. Tudo isso vai ajudar tanto o nosso físico, quanto o sono também.

Além disso, evitar o consumo excessivo de fumo e álcool, pode contribuir para diminuir a nossa pressão arterial, que já começa a desregular mais fácil nessa época. Com isso é possível também que diminuir os níveis de estresse, o que também impacta diretamente na qualidade do nosso sono, e de vida.

Como aliviar os sintomas da menopausa

Essa é provavelmente a pergunta que nós mais fazemos. Afinal, quem não gostaria de aliviar os sintomas, não é mesmo? Para não ficar muito repetitivo tudo que vou falar aqui, inclua tudo o que eu disse sobre alimentação, atividade física e sono adequado. Se estiver com muitos problemas para dormir, procure tomar um banho o mais próximo possível da hora de ir pra cama. Assim abuse dos chás de camomila e melissa também.

Contudo o segredo que eu prometi lá no começo do artigo, eu vou revelar agora. Se chama Max Amora. Esse é um suplemento 100% natural, feito especialmente para mulheres que estão sofrendo com os sintomas da menopausa, assim como nós. Bom, eu não sofro mais, porque depois que comecei o tratamento a sensação de calor foi embora e estou dormindo muito melhor.

Assim, se você deseja de uma vez por todas parar de sofrer com as sensações desagradáveis da menopausa, e voltar a ter uma qualidade de vida excelente, eu recomendo que conheça o Max Amora. Você pode clicar >aqui<, ou na foto abaixo. Eu te garanto que vai te ajudar muito. Faça o teste, e depois vem aqui e me conta o que achou. Gostaria de experimentar?

menopausa-precoce

 

 

Menopausa Precoce
4.4 (88%) 5 votes

Leave a Reply